top of page

LARISSA MACHADO

Sou Larissa Machado, pedagoga de formação e comecei minha prática profissional como professora de Educação Infantil. Nessa experiência inicial já me inquietava com a formação global dos meus alunos e queria propor um ambiente escolar propicio ao desenvolvimento cognitivo e ao mesmo tempo sócioemocional e moral. Desta forma fui estudar teorias psicológicas que pudessem iluminar e fundamentar melhor a minha atuação como educadora. As questões comportamentais sempre saltaram aos meus olhos e refletia sobre as razões pelas quais crianças se comportavam mal, agrediam, tinham dificuldade de se relacionar com seus pares, de seguir combinados e lidar com as suas emoções. De lá pra cá fui trilhando um longo caminho, fiz pós-graduação em Psicologia Escolar e da Aprendizagem na PUC de Campinas, Mestrado em Psicologia da Educação na Unicamp, Especialização em Psicopedagogia e em Saúde na Infância (psicopatologias) e Psicanálise. Venho aprofundando o estudo sobre o desenvolvimento moral e de habilidades socioemocionais e quais as variáveis favoráveis a esse desenvolvimento.

Nesse processo contínuo de estudo, pesquisa e formação, porque acredito que a gente não para nunca de aprender, implantei um Núcleo de Orientação Educacional na escola em que trabalho a mais de 20 anos, onde atuo junto às crianças com sessões de grupo, junto aos professores refletindo, analisando e sugerindo intervenções construtivas e aos pais, escutando as suas dificuldades e pensando com eles em estratégias para ajuda-los na educação de seus filhos. Criei um Centro de Estudos e venho fazendo formação continuada em serviço em Salvador e no interior, dou aulas em universidades públicas e particulares nos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Psicopedagogia e faço atendimento clínico a crianças e seus familiares a luz da psicanálise.

Desta forma, minha atuação profissional, veio ao longo desse tempo, se definido como uma atuação de escuta e intervenção à criança, à família e à escola. Ou seja, a minha preocupação em entender o que podia favorecer um desenvolvimento pleno das crianças, considerando os aspectos cognitivos, psicomotores, sociais, emocionais e morais, me ajudou a construir um jeito de trabalhar com vistas a ajudar aos professores e as famílias a estabelecerem relações mais construtivas com essas crianças e desta forma proporem intervenções favoráveis a esse pleno desenvolvimento. Ao mesmo tempo em que me ensinou a construir um olhar atento e sensível diante de contextos e ações que estão dificultando esse pleno desenvolvimento e buscar estratégias para que o fluxo possa ser restabelecido, considerando as características e possibilidades de cada criança, sua família e o seu ambiente escolar.

 A minha trajetória profissional, agregando sempre estudo, pesquisa e ação, foi enriquecida pela maternidade, a qual me permitiu, além de compreender racionalmente os dilemas envolvidos na educação de pais/filhos e professores/alunos, sentir e viver integralmente esses dilemas fazendo de mim, sem sombra de dúvida, uma pessoa e uma profissional melhor.

bottom of page