top of page

CURRÍCULO

DSC_0024.JPG

Certificação pela Positive Discipline Association

Educadora Parental em Disciplina Positiva

Educadora de sala de aula em Disciplina Positiva

Educadora para a Primeira Infância em Disciplina Positiva

Consultor em Encorajamento

Membro da Associação de Disciplina Positiva Brasil e Positive Discipline Association

Mestrado

 

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Mestre em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação – 2000

Titulo da dissertação: “As idéias das crianças e adolescentes sobre seus direitos: um estudo evolutivo à luz da teoria piagetiana.”

Orientador: Profª Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis

Laboratório de Psicologia Genética – UNICAMP / Campinas/SP

   

Especialização

 

Universidade Jorge Amado – UNIJORGE.

Especialização em Saúde na Infância: dificuldades, perturbações e psicopatologias. - 2009

Título da monografia “A compreensão das crianças sobre a inclusão escolar.”

Orientador: Prof. Sérgio Trad

Salvador / Ba 

 

Fundação para o Desenvolvimento das Ciências, CETIS (Centro de Estudos e Terapias integradas de Salvador) e SEDES SAPIENSE- SP

Especialização em Psicopedagogia – 2004.

Título da monografia “Os múltiplos olhares no encontro psicopedagógico.”

Orientador: Profª Dra. Eloísa Quadro Fagali

Salvador/BA

 

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem – 1997

Campinas/SP

 

Formação Psicanalítica

Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ e Núcleo Psicanalítico de Salvador

- Curso de Psicoterapia Psicanalítica. Em andamento.

Membro do Núcleo psicanalítico de Salvador

 

ONG – Instituto Viva Infância

- Curso: Prática Clínica com Crianças. Aula teórica. 80 horas.

Atendimento clínico semanal psicanalítico/psicopedagógico com crianças.   

Supervisão clínica semanal de 1h e 30min. 2010 a 2018

 - Psicanálise com Bebês. Curso: O bebê em situação de risco – 60 horas. 2009

 

Centro de Estudos Psicanalíticos de Salvador - CEPSSA

Curso: De Freud aos contemporâneos: história das ideias psicanalíticas.

30 horas – 2007

 

Extensão universitária

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Fundamentos Teóricos Piagetianos e Prática Pedagógica Construtivista no Ensino Fundamental. 

240 horas – 1999.

Campinas/SP

 

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Fundamentos Teóricos Piagetianos e Prática Pedagógica Construtivista na Educação Infantil. 

240 horas – 1997.

Campinas/SP

 

 

Graduação

Universidade Católica de Salvador - UCSAL

Curso de graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional  – 1993 a 1996

Salvador-BA

Experiência profissional

Escola Tempo de Criança – Desde 2001

- Vice-diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

- Coordenadora do Grupo de Estudos visando a formação continuada dos professores dessa instituição.

- Orientadora Educacional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (desde 2004)

- Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental (2003)

- Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil – Substituição (Fevereiro a abril de 2001)

- Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – Substituição (Agosto a dezembro de 2001) Salvador/BA.

ONG – Instituto Viva Infância - desde 2010.

Membro do Instituto.

Atendimento clínico psicanálitico e psicopedagógico individual ou em grupo a bebês e crianças em situação de risco psíquico ou com dificuldades de aprendizagem.

Atendimento aos pais e as instituições que abrigam as crianças.

 

Faculdade São Bento – 2012 a 2016.

- Professora da Pós Graduação em Psicopedagogia Escolar e Institucional. Disciplinas: Teorias da Aprendizagem e Aprendizagem e os processos cognitivos, afetivos e sociais.

 

Clinica Bem Viver – 2011 a 2013

Atendimento clínico pesicopedagógico a crianças, adolescentes e adultos com dificuldade de aprendizagem. Apoio a escolas no processo de inclusão escolar.

 

Argumento Pós Graduação – 2010 a 2013

- Professora da Pós Graduação em Psicopedagogia Escolar e Clínica. Disciplinas: Aprendizagem e desenvolvimento na realidade escolar. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Intervenções psicopedagógicas II. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Com orientação dos trabalhos, todos na modaliade de peojeto de intervenção psicopedagógica.

 

ICLA Instituto do Conhecimento Latino Americano – Cruz das Almas (setembro a dezembro de 2009)

- Professora de Pós Graduação em Psicopedagogia. Disciplinas: Teoria da Aprendizagem. Psicologia do Desenvolvimento e Educação Inclusiva.  

 

Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS – De 2006 a 2010

- Professora substituta concursada do Departamento de Educação – Disciplinas: Introdução à Educação; Psicologia da Educação; Psicologia da Educação I; Psicologia da Educação II; Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicanálise e Educação II.

- Professora Homenageada pela Turma do curso de Pedagogia séries Iniciais. 2009.

 

Faculdades Integradas Olga Mettig – De 2001 a 2006

 

FEBA – Faculdade de Educação da Bahia

- Professora de Graduação – Disciplinas: Psicologia Geral, Psicologia da Educação I, II e III.

 

FACTUR - Faculdade de Turismo da Bahia

- Professora de Graduação – Disciplinas: Psicologia Comunitária e Psicologia Aplicada ao Turismo.

- Professora responsável pela Oficina de desenvolvimento intra e interpessoal oferecido como disciplina optativa aos alunos do 1º e 2º ano do curso de Turismo. Carga horária: 20 horas.

 

Faculdade Livre da Terceira Idade

Professora da Disciplina: Psicologia das Relações Interpessoais

Salvador/ BA.

 

Tempo – Centro de Estudos – Desde 2001

- Sócia-diretora.

Coordenação de grupos de estudos, organização e promoção de oficinas, cursos e seminários voltados à formação continuada do educador. Assessoria pedagógica.

- Organizadora e Docente do Curso: A Relação Professor -Aluno e o Desenvolvimento da Moralidade Infantil”, com carga horária de 40 horas, setembro a junho de 2017. Salvador – BA.

- Organizadora e Docente do Curso: Educação Inclusiva: A construção de um novo olhar, com carga horária de 36 horas, setembro a novembro de 2006.

- Consultoria pedagógica ao Educandário Natureza e Escola Moranguinho no Município de Serrinha – Ba. (de 2004 a 2006)

    - Docente do Curso “Construindo o papel do coordenador pedagógico da Educação Infantil” com carga horária de 80 horas, ministrada aos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de São Sebastião do Passe. Abril a Agosto de 2003.

- Docente do curso de extensão universitária em parceria com a UNEB “A Relação Professor -Aluno e o Desenvolvimento da Moralidade Infantil”, com carga horária de 40 horas, abril a julho de 2002. Salvador – BA.

- Docente da “Oficina Pedagógica de Alfabetização” com carga horária de 24 horas, ministrada aos professores do município de Porto de Sauípe. Agosto de 2002. Instituto de Hospitalidade – Bahia.

- Docente da Oficina “Estruturando a Rotina Diária” com carga horária de 08 horas, ministrada aos professores do município de Porto de Sauípe. Agosto de 2002. Instituto de Hospitalidade – Bahia.

- Promoção e organização dos cursos:

“O desenvolvimento da linguagem Infantil” – Dr. Camila Souza

“Distúrbios de aprendizagem” – Dr. Kátia Godinho

“Oficina de contação de histórias” – Patrícia Lane

“Escola para Todos – uma proposta inclusiva” – Mara Sartoretto

 

Rede Municipal de Educação de Indaiatuba - 2001

Docente do curso: “O Educador e a Moralidade Infantil numa Visão Construtivista” – Ministrado aos monitores e professores da rede, em um total de 75 horas. Indaiatuba - SP

 

LPG - Laboratório de Psicologia Genética - UNICAMP

De 1999 a 2000:

- Docente do Curso de Extensão Universitária – Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica na Educação Infantil - 240 horas. Campinas/SP.

- Docente do Curso de extensão universitária - Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica na Educação Infantil - 240 horas, na Rede Municipal de Educação de Itapira/SP.

- Pedagoga responsável pela implantação do PROEPRE: Programa de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, fundamentado na Teoria Construtivista Piagetiana, na Rede Municipal de Educação de Pedreira/SP.

- Pedagoga responsável pela supervisão pedagógica no mesmo município - 80 horas.

- Professora Assistente do curso: O Educador e a Moralidade Infantil Numa Perspectiva Construtivista I E II. 60 horas. Campinas / SP.

 

De 1997 a 2001:

Participação nas atividades referentes às pesquisas desenvolvidas no laboratório e organização de cursos, seminários e congressos oferecidos pelo grupo.  Campinas / SP.

bottom of page