top of page

LIVROS

Longe da árvore

Um livro excepcional em que aborda o sentido de ser diferente e principalmente, de aprender a amar e respeitar as diferenças. Longe da árvore é um ensaio monumental sobre a tolerância e a valorização da diversidade. O autor investiga contextos familiares em que os filhos são marcados por identidades que não correspondem as expectativas do seus pais, divergentes dos padrões familiares, por isso o termo, “longe da árvore”. Vale a leitura de cada página. Um livro que emociona.

Imagem1.png

Meu filho me adora

Esse livro analisa com profundidade os mais diversos tipos de família. Desde a família tradicional, a ampliada, a homossexual, a monogenitorial - todas tendem a estabelecer um tipo de convivência definido pela autora como "claustrofílica", a qual gera jovens com necessidade biológica, psíquica e ética de sobreviver ao amor exagerado dos pais. Laura Pigozzi demole o mito da família natural e, no caminho, reflete profundamente sobre o status cultural da família moderna, em que os pais vivem em função dos filhos e os consideram coisa própria.

Imagem2.png

Quando os filhos precisam dos pais

Médica psicanalista, Françoise Dolto é uma das figuras marcantes do movimento psicanalítico na França. Seu pensamento e seus trabalhos renovaram profundamente o olhar dos adultos em relação às crianças. Ela participou durante anos de um programa de rádio em que respondia a cartas de pais com dificuldades para educar os filhos. Sem a pretensão de dar receitas, ela buscava os motivos de cada problema narrado e respondia com a precisão possibilitada pela experiência psicanalítica. O livro aborda os diversos abordados nesses programas.

Imagem3.png

Para educar crianças feministas

Esse livro é um manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, o livro traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. Uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.

Imagem4.png

21 lições para o século 21

O livro explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos? E o que devemos ensinar aos nossos filhos? Como educar filhos para um mundo em constate mudança? A leitura nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.

Imagem5.png

Mindfulness para pais

Mindfulness significa atenção plena. A atenção é o ingrediente fundamental na relação entre pais e filhos. Neste livro, a autora propõe usar a ferramenta do mindfulness para ensinar os pais a desenvolverem uma nova atitude, a educarem de forma consciente, a assumir o papel de guias sem medo, a responder em vez de reagir impulsivamente, a criar um ambiente seguro através da empatia e a colocar limites, respeitando ao mesmo tempo as oposições das crianças. A leitura ajuda os pais a serem mais seguros e capazes de transmitir regras e valores, sem precisarem recorrer a castigos e palmadas.

Imagem7.png

Disciplina positiva para adolescentes

A essência da abordagem da Disciplina Positiva é a compreensão de que os adolescentes ainda precisam dos pais, mas de maneiras diferentes. Esse livro visa ajudar os pais a construírem em seus filhos habilidades socioemocionais e de vida por meio do encorajamento e empoderamento – não da punição. Ao longo dos anos, milhões de mães e pais passaram a acreditar na série da Dra. Jane Nelsen por sua abordagem consistente para criar filhos felizes e responsáveis. 

Imagem6.png

Criar filhos no século XXI

Lidar com filhos, nos dias de hoje, implica discutir sexualidade, aceitar questionamentos a respeito da família, lidar com o sofrimento, posicionar-se diante do mundo digital, estabelecer limites, ajudar nas escolhas. Vera Iaconelli, psicanalista e colunista da Folha de S.Paulo, oferece, neste livro, pistas sobre como melhor se aventurar na preocupante tarefa de criar filhos em tempos difíceis. Uma deliciosa e inquietante leitura!

Imagem8.png

A coragem de ser imperfeito

A autora mostra que a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. As pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Já as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Esse livro apresenta estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos. E existe algo que mais nos deixa vulnerável do que a parentalidade? Leitura obrigatória!

Imagem9.png

A coragem de não agradar

Inspirado nas ideias de Alfred Adler, o livro apresenta o debate transformador entre um jovem e um filósofo. Ao longo de cinco noites, eles discutem temas como autoestima, raiva, auto aceitação e complexo de inferioridade. Aos poucos, fica claro que libertar-se das expectativas alheias e das dúvidas que nos paralisam e encontrar a coragem para mudar está ao alcance de todos. Assim como nos diálogos de Platão, em que o conhecimento vai sendo construído através do debate, o filósofo oferece ao rapaz as ferramentas necessárias para que ele se torne capaz de se reinventar e de dizer não às limitações impostas por si mesmo e pelos outros.

Imagem10.png

Os Pais que queremos ser

Nesta obra, Richard Weissbourd procura inspirar pais, professores e educadores e destacar estratégias concretas para se criar filhos éticos e felizes. Defende a ideia de que o enfoque principal não deve ser a felicidade das crianças, mas sua maturidade, que inclui, entre outras coisas, a capacidade de controlar os seus impulsos e de assumir de boa vontade a responsabilidade por suas ações e por outras pessoas - qualidades que estão no cerne da ética e de um bem-estar duradouro. Discute que a obsessão dos pais pela felicidade dos filhos está transformando-os em pessoas frágeis, egocêntricas e conformistas. Uma leitura que mexe, cutuca, faz pensar e transforma.

unnamed.png

Disciplina sem Drama

Nesse livro os autores procuram transformar a disciplina em uma experiência boa, ajudando os pais a entenderem o que ocorre com o cérebro da criança em situações de tempestades emocionais, a como intervirem nesses momentos e oferecem uma variedade de técnicas que incentivarão mudanças consistentes e profundas nos comportamentos das crianças e adolescentes.

unnamed (3).jpg

Cuidado, afeto e limites – uma combinação possível.

O livro é um debate instigante e polêmico entre os autores, um psicólogo e o outro pediatra, em torno de questões relevantes da educação atual. Como educar, transmitir valores morais e contribuir para o desenvolvimento da personalidade de cada um, sem autoritarismo? O que é possível fazer para construir uma relação transparente e honesta, em que haja diálogo e respeito mútuo entre pais e filhos? Que geração estamos criando? Quem precisa de ajuda: os pais ou os filhos? Essas e outras questões são tratadas nessa obra de grande relevância para todos que se interessam com a educação parental.

unnamed (4).jpg

Disciplina Positiva

Essa obra é uma leitura indispensável para quem deseja conhecer e se aprofundar nos princípios e ferramentas da DP. Jane Nelsen partindo do princípio que a chave da disciplina é o respeito mútuo e não a punição, ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de maneira que qualquer criança (do bebê ao adolescente) possa aprender cooperação, autodisciplina, empatia e responsabilidade sem que a sua autoestima e dignidade sejam prejudicadas.

unnamed (6).jpg

Disciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos

Esse livro propõe a aplicação dos princípios e ferramentas da DP com crianças bem pequenas, considerando as peculiaridades e delicadezas dessa fase fundamental do desenvolvimento infantil. Com um profundo respeito as autoras ajudam os pais e educadores a penetrarem no mundo dos pequenos, a estabelecerem bases sólidas para uma comunicação efetiva e a resolver problemas de disciplina nessa etapa inicial da vida humana.

unnamed (8).jpg

Disciplina Positiva em sala de aula

Nessa obra você encontrará todas as estratégias eficazes da DP resumidas de forma clara e didática para ser aplica no contexto de sala de aula, ajudando o professor a ter a cooperação, a responsabilidade e o respeito mútuo de seus alunos.

unnamed (7).jpg

Amar seu filho não basta

“Educar filhos” é uma expressão ilusoriamente neutra para definir uma das missões mais exigentes e desafiadoras do mundo, que também acarreta sentimentos de culpa nos pais, pois disciplinar, estabelecer limites e agir quando estes são desobedecidos constituem algumas das tarefas paternas mais complicadas. Neste livro, você aprenderá uma disciplina positiva para adotar com seus filhos, que na verdade é uma forma de estabelecer limites às crianças sem ser punitivo.

unnamed (11).jpg

Família e Educação – quatro olhares

Quatro autores renomados apresentam quatro textos, frutos de palestras feitas no programa Café Filosófico, abordando a questão central dessa obra: Estaríamos formando uma geração de anônimos, de órfão de famílias vivas, de pessoas sem lastros? Estes consideram que a transmissão da história, das tradições e costumes familiares; a construção gradativa de valores, virtudes e limites peculiares ao grupos familiar, entre outras responsabilidades dos pais estão se perdendo cada vez mais. Uma obra ímpar e que nos possibilita profundas reflexões.

unnamed (10).jpg

Família: modos de uso

Livro que se organiza em forma de debate entre os dois autores, discutindo pontos importantes nos novos arranjos familiares vigentes na sociedade contemporânea. Onde os pais aflitos com a educação dos filhos poderiam buscar respostas a tantas dúvidas que os atormentam? Quais são nossos erros mais frequentes nas relações com os mais jovens? O que é família hoje? Essas e outras questões são discutidas ao longo da obra.

unnamed (9).jpg

A criança terceirizada

O autor dessa obra discute a história da criança na sociedade ao longo do tempo e analisa a evolução do relacionamento familiar, entre pais e filhos. Na sociedade contemporânea, marcada pelo consumismo, imediatismo e individualismo, as gerações mais velhas têm dedicado pouco tempo aos cuidados e à educação dos mais jovens. Considerando essa afirmativa o autor levanta as seguintes questões: todos os adultos têm condições de se tornar pais? Quais seriam os pré-requisitos para essa função? Estamos preparando os jovens para dedicar boa parte de suas vidas ao cuidado dos filhos?

unnamed (2).jpg

Educação Familiar – presente e futuro

Obra que traz a discussão o conceito de Educação Sustentável, seus valores, pilares e objetivos. E pretende fornecer informações aos pais para que estes encontram caminhos próprios para se relacionarem e transformarem seus filhos de “príncipes herdeiros” em “sucessores empreendedores”.

unnamed (5).jpg
bottom of page