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Temas e palestras - Projeto Plantando Sementes

Esse é o  projeto "Plantando Sementes" que tem como propósito de fomentar a reflexão, favorecer a escuta e o diálogo de crenças e sentimentos, partilhar conhecimento teórico e ser uma rede de apoio para famílias e escolas que buscam se reinventar para educar a criança e jovem do séc. XXI. Formando os adultos que lidam diretamente com as novas gerações, fortalecendo e apoiando o seu fazer educativo,estamos possibilitando que se sintam mais seguros e competentes, e estejam mais aptos a intervir de maneira consciente e consistente, favorecendo a colheita de características e habilidades de vida nos adultos de amanhã.

Os temas aqui propostos foram pensados a partir da solicitação direta de escolas, da observação e da escuta das demandas de professores e famílias no cotexto escolar e da clínica. Os campos teóricos que fundamentam os trabalhos são: construtivismo, sóciointeracionismo, psicanálise teorias relacionais, disciplina positiva e a comunicação não violenta.

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Adaptação Escolar

Pretende-se discutir sobre esse processo que tanto mexe com as famílias e as escolas. Refletiremos sobre o que vivencia a criança, a família e os professores no momento da adaptação escolar, os sentimentos e preocupações que podem emergir em cada um dos envolvidos. E apresentaremos diversas estratégias para que pais e professores facilitem esse processo para si mesmos, e consequentemente, para as crianças.

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Inclusão escolar: se o seu olhar muda, tudo muda.

Pretende-se discutir sobre o conceito de educação inclusiva, o que muda na concepção de educação e no olhar de todos os envolvidos. Como implementar na escola um ambiente que respeita e valoriza a diversidade. Ações necessárias  por parte da escola, da família e da equipe de profissionais especialistas. Um trabalho conjunto e interdisciplinar. O conceito de cooperação na prática cotidiana da escola.

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Sou professor: o que me desafia, inspira e fascina?

Palestra motivacional para professores e corpo técnico sobre o lugar do professor na contemporaneidade, os desafios e encantamentos da profissão. Pretende-se levar

o educador a refletir sobre sua escolha profissional, sobre as dificuldades atuais e o que o faz permanecer e insistir nesse caminho. O valor do professor! 

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Espelho meu... O comportamento do adulto e o desenvolvimento da moralidade infantil

Discutiremos o desenvolvimento da moralidade infantil, etapas e variáveis importantes para a construção da autonomia e qual o papel dos pais/ professor nesse desenvolvimento. Vamos refletir sobre a ideia de que o adulto sempre está atuando em relação a moral, muitas vezes sem ter consciência do que suas intervenções estão favorecendo. Busca-se sensibilizar pais/professores para a necessidade de pensar e implementar ações que oportunizem a construção de um ambiente familiar/escolar sociomoral.

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A construção de um ambiente escolar cooperativo

Refletiremos sobre os princípios de uma gestão cooperativa de sala de aula e a implementação de um ambiente fundamentado no respeito mútuo. Estratégias práticas 

para dar voz aos alunos: construção de rotina de sala, elaboração de combinados,

metodologias ativas.  O professor como coordenador do trabalho e os alunos como participantes efetivos do seu processo de aprendizagem.

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A sala de aula e as habilidades socioemocionais

Discutiremos sobre a nova BNCC e as 10 competências gerais, o que são habilidades socioemocionais, conceito e principais programas.  Como desenvolver, no cotidiano escolar, a partir das próprias vivências das crianças, essas habilidades. A educação emocional, a mediação de conflitos e a cooperação em sala de aula.

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Família e escola: uma parceria necessária na educação de crianças e jovens.

Refletiremos sobre os critérios dos pais para a escolha da escola do filho. Como os valores e concepções precisam estar alinhados para a parceria dar certo. Definir o papel de cada instância e como é imprescindível que cada uma assuma o seu. O que acontece quando alguma instância negligência sua responsabilidade, e os impactos na criança. Formas dessa parceria dar certo: diálogo, transparência e confiança. 

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Por que meus filhos não me escutam? O poder da comunicação assertiva

Discutiremos o papel da comunicação nas relações humanas e seus impactos nos comportamentos. Como os pais e professores muitas vezes provocam comportamentos inadequados pela maneira que se dirigem e tratam as crianças. Como entender a necessidade por trás do comportamento inadequado para intervir na direção do que as crianças precisam e não do que elas desejam, usando técnicas que favoreçam o diálogo e o sentimento de aceitação e importância entre as pessoas. 

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Como estabelecer limites? Novas possibilidades...

Iremos provocar uma reflexão sobre os modelos disciplinares mais usados: castigos, ameaças, punições e recompensas e as suas implicações na educação das crianças e jovens contemporâneos. Apontaremos novas possibilidades e caminhos mais favoráveis à formação das habilidades de vida para o seculo XXI (autonomia, cooperação, empatia, responsabilidade...)

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Rotina: qual a melhor maneira de implementar e conduzir no dia a dia?

Discutiremos o papel e a relevância da rotina para o desenvolvimento e estruturação emocional das crianças e adolescentes. Apresentaremos formas construtivas de implementar e acompanhar a rotina para que seja funcional e efetiva na organização das atividades diárias, e favoreça a construção da responsabilidade, cooperação e autonomia.

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Sexualidade na infância: o que é e como lidar?

Discutiremos o que é a sexualidade na infância, o desenvolvimento da sexualidade infantil e o papel do professor/pais nesse desenvolvimento. Vamos refletir sobre as questões que as crianças dirigem aos adultos sobre esse tema e como estes podem lidar com elas de maneira construtiva, refletindo sobre tabus e pré-conceitos e revendo paradigmas educativos.

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Educar filhos de pais separados: desafios e orientações

Discutiremos sobre os impactos da separação do casal, nos pais, na criança e adolescentes; formas de acolher e lidar com as dores dos envolvidos nessa experiência; e como os pais separados podem construir um caminho positivo na educação dos filhos.

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Educar filhos na era digital: desafios e possibilidades

Discutiremos as relações humanas na era digital, quais mudanças e impactos. Como os pais são modelos do que criticam nos filhos e como mudar esse cenário. A tecnologia é vilã ou vilã é a negligência parental? Como ajudar crianças e adolescentes a usar os eletrônicos como uma ferramenta e não como um vício, construindo acordos com direitos e responsabilidades. 

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Educar de forma firme e gentil.

Provocaremos uma reflexão sobre os diferentes modelos parentais, favorecendo a tomada 

de consciência dos estilos que cada família tem mais familiaridade. Discutiremos os diferentes 

impactos que cada modelo possivelmente causa na educação das crianças e apresentaremos a forma firme e gentil como favorável a formação de habilidades socioemocionais, 

considerando a importância dos limites claros e consistentes, estabelecidos numa atmosfera derespeito mútuo e conexão.

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